Iniciativa contou com 120 alunos de quatro escolas municipais da Zona Norte do Rio
Crianças integrantes do projeto Escrevendo Minha História, patrocinado pelo MetrôRio, lançam a segunda edição do livro que leva o mesmo nome do programa socioeducativo. Com a orientação de profissionais de excelência, 120 alunos de quatro escolas municipais próximas às estações Colégio e Coelho Neto foram envolvidos no processo criativo da obra, que conta com histórias autênticas a partir da narrativa dos próprios estudantes. As unidades escolares participantes foram o Ciep Dom Oscar Romero e as escolas municipais Paula Fonseca, Amapá e General Osório.
O processo de criação do livro durou cerca de cinco meses e contou com uma série de oficinas que orientaram as crianças para a organização e escrita das histórias. Durante as etapas de aprendizado, os alunos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e dar vida à imaginação, com muita criatividade, autoconhecimento e profunda conexão com as suas identidades territoriais. A iniciativa é muito mais que uma jornada literária, é um legado que reflete o poder transformador da ligação entre arte e educação, como pilares fundamentais para o exercício da cidadania cultural, valorizando a diversidade nas escolas e comunidades.
Uma das agendas de lançamento do livro aconteceu nesta quarta-feira (30/11), durante evento na sede do MetrôRio, onde o grupo da Escola Paula Fonseca foi recebido pelo presidente da empresa, Guilherme Ramalho, equipe da área de Responsabilidade Social e colaboradores da concessionária. Na ocasião, os escritores mirins leram algumas histórias e declamaram poesias.
“Eles tiveram a oportunidade de vivenciar cada etapa do projeto e esse evento de hoje representa muito para cada aluno. Foi muito especial e diferente, eles sentiram-se de verdade protagonistas do início ao fim do projeto”, afirmou Ana Carolina, diretora da escola, que agradeceu a parceria do MetrôRio.
Já a outra ação foi realizada na estação Carioca/Centro do sistema metroviário, na terça-feira (29/11), em comemoração ao Dia Nacional do Livro. Enquanto contavam e cantavam histórias, os artistas Jujuba e Ana Nogueira, uns dos idealizadores do projeto Escrevendo Minha História, promoveram a roda de contação de histórias Fábulas Fabulosas para ressaltar a importância do livro. E o público também foi muito especial, formado por crianças e adolescentes do projeto “Ballet Manguinhos”, que também é apoiado pela concessionária e atende a 14 comunidades nas adjacências da estação Maria da Graça, além de clientes do sistema metroviário que pararam para contemplar a apresentação.
Fonte: MetrôRio