orquestra de ukulele

Orquestra de Ukulele da UFRJ. Foto/Divulgação

Sinfônica Ambulante recebe Batuquebato no 1º Encontro de Blocos de 2025

 

Domingo, 06 de abril, marca o retorno do Encontro de Blocos. No primeiro evento do projeto, promovido pela Fundação de Arte de Niterói, a Sinf Sinfônica Ambulante recebe Batuquebato, a partir da 10h, no Campo de São Bento.

 

Sinfônica Ambulante

A Sinfônica Ambulante é uma fanfarra niteroiense que completou 14 anos de história em março de 2025. Nascida e crescida nas ruas, é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e também da cidade de Niterói, e faz questão de ocupar os  espaços públicos ao levar sua música e alegria por todos os cantos. Mistura sopros e  percussão em seu repertório repleto de sucessos nacionais e internacionais, sempre  temperando seus arranjos com os mais variados ritmos brasileiros, movidos pela energia  do Carnaval e da folia!

Batuquebato

O Batuquebato foi idealizado pelo percussionista niteroiense Gabriel Policarpo. O projeto tem raízes fincadas no samba e passeia por diversos gêneros afro-brasileiros, latinos e universais. 

Nesse ensaio aberto, a bateria do bloco, em uma formação com 30 integrantes, traz ritmos como o Ijexá, Cabula, Pagode Baiano, Samba Duro, Maculelê, Samba Reggae; além de composições percussivas autorais como o Batalhão 1, Batalhão 2, Cortiço Africano, Boi, entre outras.

O Batuquebato, bloco já conhecido nos desfiles de rua do Rio e Niterói, é fruto da vivência que  Policarpo teve no samba e das pesquisas musicais que fez pelo Brasil e mundo.

Sinfônica Ambulante. Foto/Divulgação

SERVIÇO

Data: 06 de abril (domingo)

Horário: 10h

Classificação etária: Livre

Local: Campo de São Bento

Endereço: Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva. s/n

 

Projeto Samba de Niterói recebe Sandro Costa em Jurujuba

Sábado, 05 de abril, a Praça da Asa Delta, em Jurujuba recebe o projeto Samba de Niterói, com apresentação do músico, cavaquinista, violonista e arranjador Sandro Costa. O projeto, promovido pela Fundação de Arte de Niterói acontecerá uma vez por semana, levando o melhor do samba, a diferentes espaços culturais da cidade.

Sandro é natural de Niterói, formado em harmonia funcional, improvisação, percepção e arranjo no cigam. Atuante no cenário, participou de várias rodas de sambas, entre elas Beco do Rato, Carioca da Gema, Quilombo do Grotão, Toca da Gambá, Terreiro da Vovó, Rio Scenarium (RJ) e outras mais.

Acompanhou grandes músicos como: Arlindo Cruz, Sombrinha, Preto Jóia, Dominguinhos do Estácio, Pedrinho da flor , Luiz Ayrão, Almir Guineto entre outros.

Sandro Costa. Foto/Divulgação

SERVIÇO

Sandro Costa |Projeto Samba Niterói

Data: 05 de abril

Horário: 16h

Local: Jurujuba (Praça da Asa Delta)

 

Projeto Luauzinho tá de volta pra animar a criançada

O projeto Luauzinho está de volta a partir deste domingo, 06 de abril. Abrindo o projeto com Chave de Ouro a criançada vai se divertir com a apresentação da Orquestra de Ukeleles da UFRJ e com o grupo Violúdico.

Orquestra de Ukuleles da UFRJ é um grupo artístico componente do Projeto de Extensão “Toque e… se toque!”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Desde 2016 o grupo vêm se apresentando em diversos espaços do Rio de Janeiro e também em outros estados (São Paulo, Minas Gerais), além de festivais internacionais on-line (Seoul Aloha International Ukulele Festival e Ukulele Festival Hawaii).

Em seu repertório estão presentes diferentes gêneros de música popular de diversos países, com ênfase na música popular brasileira.

 

Violúdico atua em diversos formatos, entre shows, teatro, programas na TV Brasil, festas infantis, aulas de musicalização, oficinas e contação de histórias. O grupo trabalha com uma linguagem que respeita a inteligência das crianças e conversa de igual para igual com elas sem fazer “vozinhas” e replicar padrões “infantilóides”.

 O show sempre preza por um som de muito gosto com composições super interativas que mesclam diversos gêneros e ritmos musicais contagiantes, surpreendentes, e que vão na contramão dos velhos “clichês” e “estereótipos” da maioria das músicas infantis. Dessa forma unem o universo da criança e do adulto ao mesmo tempo visando entreter a família por completo.

Violúdico. Foto/Divulgação

SERVIÇO

Orquestra de Ukeleles da UFRJ e Violúdico. | Luauzinho

Data: 06 de abril

Horário: 16h

Local: Praia de Icaraí, na altura da Rua Miguel de Frias

 

Fundação de Arte de Niterói promove sessão azul do musical infantil “A Turma do Seu Lobato”

A Fundação de Arte de Niterói promoverá uma Sessão Azul gratuita do musical “A Turma do Seu Lobato” no dia 12 de abril, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói. As Sessões Azul são especialmente adaptadas para atender crianças com transtorno do espectro autista e outras condições sensoriais, proporcionando um ambiente acolhedor com ajustes na iluminação e no som, além de permitir maior liberdade de movimentação durante o espetáculo.

O musical “A Turma do Seu Lobato” é inspirado no projeto musical infantil de mesmo nome, que já acumula mais de 150 milhões de visualizações no YouTube. O espetáculo conta a história de Seu Lobato, um avô amoroso e cheio de histórias. Com saudades dos netos, ele teme que, desta vez, eles não venham visitá-lo. Mas Lilica, Joca e Binho preparam uma grande surpresa: além de aparecerem de repente, planejam uma festa inesquecível para o aniversário do avô.

A jornada começa quando as crianças enfrentam desafios para encontrar a casa do vovô no sítio, envolvendo-se em brincadeiras, trapalhadas e descobertas pelo caminho. Durante essa aventura, elas contam com a presença de um novo amigo, Bob, um garoto autista que se encanta pelo mundo dos animais e pela música, encontrando novas formas de se expressar.

Repleto de canções contagiantes, coreografias divertidas e momentos emocionantes, “A Turma do Seu Lobato – O Musical” é um espetáculo vibrante que convida o público a cantar, dançar e se emocionar com uma história que celebra a amizade, a inclusão e os laços familiares.

A Turma do Seu Lobato. Foto/Divulgação

SERVIÇO

 A Turma do Seu Lobato – O Musical | Sessão Azul

Data: 12 de abril

Horário: 16h

Duração: 60min

Classificação indicativa: Livre

* Entrada Gratuita

– Retirada de ingressos apenas online através da plataforma Show Pass.

– Retirada de 02 ingressos por cpf.

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco 880, São Domingos, Niterói.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *