Como forma de celebrar o Jubileu de Ouro Sacerdotal do Cardeal Orani João Tempesta, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou sessão solene, nesta segunda-feira (04/11), à noite, no plenário do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense. A solenidade, que reuniu líderes religiosos, seminaristas, parlamentares da Casa e integrantes da sociedade civil organizada, foi comandada pelo deputado Fred Pacheco (PMN).
Homenageado e reconhecido pela contribuição à construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária no Estado do Rio de Janeiro, o Cardeal Orani João Tempesta agradeceu: “Tenho certeza de que o dia de hoje não é tanto pela minha pessoa, mas pelo que representa o sacerdócio na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Não tanto a mim, mas a tantos padres que têm trabalhado e entregam a sua vida pelo serviço do povo”.
O legado de liderança e espiritualidade do homenageado foi prestigiado pelo deputado Fred Pacheco. “Esse é um momento importantíssimo. Dom Orani sempre foi, no seu sacerdócio, quem ajudou os católicos a fazerem o caminho, que é um caminho, muitas vezes, de dificuldades, mas também de muito acolhimento. Então, eu fico muito feliz e honrado, como deputado, mas sobretudo como católico, em poder celebrar esse dia com o nosso cardeal”, afirmou.
Também presente no evento, o Capelão da Alerj, Padre Manoel, disse que a homenagem demonstra a importância da relação ecumênica e inter-religiosa para a Casa. “É importante desmistificar o juízo extremista de um Parlamento formado por conflitos ou orientações ideológicas que estão sempre em alta crise de debate. Dentro desta casa de leis há humanidade”, explicou o religioso.
A influência do Cardeal Orani foi lembrada pelo Conselheiro e vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Márcio Pacheco. “A homenagem nesta casa legislativa é para reconhecer a dedicação que Dom Orani tem em salvar vidas no estado”, declarou Pacheco.
Também estiveram presentes os deputados Márcio Gualberto (PL) e Martha Rocha (PDT). Na mesa de honra o Bispo auxiliar, Dom Catelan; o vereador eleito da cidade do Rio de Janeiro, Diego Faro; o presidente da Renovação Carismática Católica do Rio de Janeiro, Cláudio Alexandre da Silva; e o Cônego Reitor, Jorge André Pimentel, também prestaram suas homenagens.
Trajetória
Filho mais jovem de uma família descendente de italianos do interior de São Paulo, o Cardeal Orani João Tempesta nasceu em São José do Rio Pardo, em 23 de junho de 1950. Fez a profissão de votos simples temporária como membro da Ordem dos Cistercienses, em fevereiro de 1969; realizou a profissão perpétua solene como membro da Ordem dos Cistercienses, em fevereiro de 1972; foi ordenado sacerdote, em dezembro de 1974; e eleito Bispo de São José do Rio Preto, em de fevereiro de 1997.