O conselheiro-presidente da Agetransp, Adolpho Konder, e o capitão de mar e guerra Luciano Calixto, da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, assinaram hoje (29/10), na sede da Capitania, um termo de cooperação técnica, com o objetivo de intensificar a fiscalização das barcas.
O acordo busca aprimorar a regulação das embarcações por agentes da Câmara de Transportes e Rodovias (Catra), da Agetransp, e as inspeções navais, realizadas pelo Grupo de Vistorias e Inspeções (GVI), da Capitania dos Portos.
A cooperação entre os dois órgãos prevê o aprimoramento da fiscalização do tráfego aquaviário, com o objetivo de coibir embarcações que possam colocar em risco a segurança marítima, a vida dos passageiros, além de prevenir a poluição ambiental.
Hoje, compete à Agetransp a fiscalização das operações das embarcações, como horários e intervalos, infraestrutura das estações e acessibilidade dos passageiros. Já a Capitania dos Portos fiscaliza itens como a navegabilidade das embarcações, os certificados de segurança e a habilitação dos condutores.
O conselheiro-presidente da Agetransp, Adolpho Konder, enalteceu a importância do acordo de cooperação. “Com o acordo, estamos dando um grande passo para a melhoria do transporte aquaviário, oferecendo um serviço de mais qualidade aos passageiros”, explicou.
O capitão de mar e guerra, Luciano Calixto, afirmou que a Capitania dos Portos tem muito a contribuir com o acordo. “Haverá muita troca de informações e uma parceria que vai melhorar a segurança náutica”, afirmou.
O conselheiro Vicente Loureiro, da Agetransp, também esteve presente no evento e ratificou a possibilidade de melhoria da fiscalização com a utilização de equipamentos tecnológicos. “Essa integração vai melhorar a fiscalização e oferecer mais segurança aos passageiros”, explicou.
Também estiveram presentes o subsecretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Rodrigo Mattos, o coordenador operacional da Rio Trilhos, Inaldo Peixoto de Carvalho, o gerente da Catra, Rafael Poubel, o auditor da Agetransp, Leandro Corrêa, e os assessores da Presidência da Agetransp, Yubirajara Corrêa e Maiara Raimundo.
Fonte: Paulo Gramado e Marcos Galvão