Divulgação - Rodrigo Neves e Rodrigo Serrano

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves e Rodrigo Serrano, coordenador do Departamento de Segurança Pública do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e doutor em Políticas Públicas pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Foto/Divulgação

BID reconhece conquistas do Pacto Niterói Contra a Violência

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, se reuniu nesta quarta-feira (30), em Washington (EUA), com Rodrigo Serrano, coordenador do Departamento de Segurança Pública do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e doutor em Políticas Públicas pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Durante o encontro, o especialista destacou a estratégia da cidade, baseada em ações integradas de inteligência, patrulhamento e inclusão social.

“O Pacto Niterói Contra a Violência está alinhado à diretriz do BID de promover uma atuação conjunta no enfrentamento à violência, com uso de tecnologia, inteligência e policiamento estratégico, além de iniciativas voltadas à cidadania, inclusão social e à melhoria da qualidade de vida. Queremos utilizar o exemplo de Niterói, com seus resultados positivos, como referência para outras cidades da América Latina”, afirmou Rodrigo Serrano, que acumula mais de 15 anos de experiência na área de Segurança Pública.

Rodrigo Neves lembrou que, ao assumir seu primeiro mandato como prefeito, em 2013, os índices de violência em Niterói eram alarmantes, com registros frequentes de assaltos, inclusive com uso de fuzis.

“Sempre tive convicção de que o Município deve atuar na Segurança Pública, mesmo sendo uma atribuição constitucional do Governo do Estado. Hoje, graças a ações integradas de prevenção, inteligência e patrulhamento, vivemos uma realidade completamente diferente. Apesar de estarmos no centro de uma Região Metropolitana complexa, conseguimos reduzir todos os indicadores de violência e não enfrentamos a presença de milícias”, afirmou o prefeito.

Neves adiantou ainda que a Prefeitura já está elaborando o Pacto Niterói Contra a Violência 2, com novas ações e metas para os próximos anos.

Pacto – A Prefeitura de Niterói investiu mais de R$ 304 milhões no Pacto Niterói Contra a Violência, plano municipal de segurança pública que contempla 18 projetos organizados em quatro eixos: prevenção; policiamento e Justiça; convivência e engajamento dos cidadãos; e ação territorial integrada.

Implantado em 2018, em parceria com a organização Comunitas, o Pacto foi inspirado em experiências bem-sucedidas de cidades como Bogotá, Medellín e Nova York, e se baseia em estratégias integradas entre diferentes áreas de atuação, com ênfase na prevenção à violência.

A proposta representa uma nova abordagem para a segurança pública, tratando a violência por meio de políticas públicas multidisciplinares, integradas, planejadas e proativas, aliadas ao estímulo à cultura de paz.

Desde o lançamento do programa, mais de 54 mil jovens já foram atendidos, ou estão em atendimento, por meio de iniciativas como: Niterói Jovem EcoSocial, Poupança Escola, Espaço Nova Geração e Territórios da Juventude, entre outras.

Além disso, mais de 150 espaços públicos foram recuperados pela Prefeitura, principalmente em comunidades, devolvendo à população locais de lazer, convivência e integração social. Um dos exemplos de destaque é a obra do Complexo do Viradouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *