Ação presta atendimento a pessoas em situação de rua
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Proteção Social Especial, realizou, na manhã desta quinta-feira (31), mais uma abordagem social no Alcântara. A ação teve como objetivo identificar os indivíduos em situação de risco pessoal e social que têm seus com direitos violados e promover ações de reinserção familiar e comunitária.
A ação contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas, dos agentes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Ordem Pública e do Comitê Gestor Municipal de Política de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica.
“Foi uma solicitação do comércio do local para que pudéssemos ofertar acolhimento para as pessoas em situação de vulnerabilidade social que estão aqui pelo bairro. Nossa abordagem é importante para entender a questão social de quem vive essa situação e conseguir acolhê-los para ajudá-los. Teremos mais duas abordagens sociais além dessa: uma será dia 7 de novembro e outra no dia 14 do mesmo mês, sempre de 9h às 13h. Depois, teremos uma reunião para entender o que foi feito e os resultados obtidos”, afirmou Jair Mello, subsecretário de Proteção Social Especial.
Na ação, os agentes abordam as pessoas em situação de vulnerabilidade social e ofertam acolhimento. Aqueles que aceitarem podem ir para o Centro Pop, no Mutondo, por exemplo, para tomar banho, se alimentarem, receberem atendimento de psicólogas e assistentes sociais De lá, são encaminhados para o Centro de Acolhimento Social Gonçalense (CASG) ou outros abrigos ligados à Prefeitura.
Além disso, durante a ação, o Consultório de Rua fornece atendimento para as pessoas que estiverem machucadas. O Comitê de Sub-registro consegue ajudar as pessoas acolhidas a retirarem documentos, que muitos não possuem. O trabalho realizado durante a abordagem cidadã é feito desde o início da atual gestão, com o objetivo de resguardar a integridade e garantir os direitos de toda a população.
Fonte: PMSG